segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Atividade 5

Atividade 1.5(análise de uma experiência didática)

Área de conhecimento:Matemática

Conteúdo curricular:Média e porcentagem

Fichamento

Foi sugerida a análise de uma atividade didática na qual o uso de recursos tecnológicos envolva conteúdos curriculares.A atividade escolhida foi Média e Porcentagem da professora Mariza Mendes cujo objetivo é oferecer aos alunos oportunidades para que apliquem em situações reais os conhecimentos com os quais estão trabalhando e compreender como a matemática faz parte da vida de todos.

A professora iniciou a aula buscando os conceitos que os alunos trazem do mundo que os cercam, construindo e reconstruindo conceitos a partir do que já conhecem.Depois desse momento na sala de aula a professora os levou para o laboratório de informática para se familiarizar com a planilha eletrônica, aprendendo a utilizá-la como ferramentas aprendendo a calcular Médias e Porcentagens , possibilitando assim a fazer uma melhor escolha de preço .

Os alunos foram divididos em grupos e selecionaram cinco a seis produtos que costumam comprar em supermercado, vendas e feiras para fazer uma pesquisa de preços.Os dados trazidos pelos alunos foram socializados para montar a planilha eletrônica.Por meio das funções das planilhas eles calcularam por produto: a)O maior preço(função máxima);b)O menor preço(função mínima);c)A média(função média); d) A variação de preços. Eles construíram o gráfico de barras empilhadas por letras para comparar e identificar o menor preço.

A avaliação se deu com debates sobre os motivos das variações tão grandes de preços e de que forma podem economizar comprando em um único supermercado.

A aula foi muito interessante, pois levou os alunos a refletirem sobre o mundo que os cerca utilizando os recursos tecnológicos que é uma forma de motivá-los ainda mais.A metodologia utilizada foi excelente assim como os programas educacionais.Essa foi uma boa sugestão de aula para ser aplicada com meus alunos ,pois trabalho com essa disciplina e essas experiências são de grande importância para a o processo ensino-aprendizagem.

Nenhum comentário: